Datas Comemorativas
Devo ou não trabalhar em sala de aula?
As datas comemorativas servem para fazer com que a sociedade não “esqueça” de alguns eventos marcantes que aconteceram em determinados períodos da história local. Trabalhar estes momentos históricos numa sala de aula enriquece o conhecimento que se tem da cultura e fortalece os valores da sociedade. Como também, cada agente participante tem a oportunidade de conhecer e compreender os motivos e analisar as conseqüências que desencadearam tamanho acontecimento.
O NÃO trabalhar as “datas comemorativas” na escola se refere aquelas datas estipuladas e determinadas por alguns grupos sociais, principalmente de apelo religioso, tais como: o dia 13 de maio comemora Ascensão ao Senhor; o dia 31 de maio comemora o dia do Espírito Santo; o dia 12 de outubro comemora Nossa Senhora Conceição, entre outros. Estas datas fazem parte das comemorações do calendário católico e comemoradas pelos seguidores desta religião.
Existem também aquelas datas criadas pelo mercado de bens e consumo que com a ajuda da mídia tenta incutir, massificamente, em nos nossos juízos a necessidade e importância de se presentear pessoas nestas datas como único dia para tal coisa acontecer. Neste caso, destaco os dias das mães, dos pais, da casa, do cachorro, papagaio, periquito, etc.
Todavia, a nova sociedade está em constante mudança e seus conceitos sobre determinadas situações nem sempre são o que parecem (ou acreditamos) ser. A conquista pela liberdade de expressão e pensamento tem feito com que muitos indivíduos questionem sobre o que de fato são acontecimentos históricos, feriados nacionais, locais, ou comemorações religiosas e comerciais.
Acredito que devemos sim, relembrar e fazer com que nossas crianças conheçam aquelas e outras datas que tiveram grande importância social e até mesmo religiosa ou comercial, mas que ensinemos as nossas crianças dentro da sala de aula o que e como identificar o seu significado e diferenças existentes uma das outras , principalmente, em relação aos valores morais, religiosos e comerciais que estão bastante presentes.
Deixo claro em público o meu respeito a todos os eventos santificados ou profanos, quaisquer que sejam. Porem acredito que devemos dar maior atenção aos acontecimentos históricos sociais que envolveram a sociedade e seus sujeitos em uma luta ideológica de liberdade, respeito e igualdade social para todos.
Mirtes Machado (Pedagoga e Administradora)